São cada vez mais frequentes as notícias de ataques cibernéticos. De acordo com dados divulgados pelo Centro Nacional de Cibersegurança, entre 2016 e 2023 o número de incidentes cibernéticos registados no país subiu de 413 para 9509, o que se traduz num aumento de mais de 2300%.
Num ambiente económico cada vez mais digitalizado, as empresas são especialmente vulneráveis a ciberataques. E nem sempre a disseminação de boas práticas e os esforços de segurança por parte da equipa de IT são suficientes para evitar incidentes. Um seguro contra o cibercrime pode fazer a diferença, tanto na prevenção, como em caso de ataque.
Mais vale prevenir do que remediar
Cientes de que basta estar ligado à Internet para ser um potencial alvo do cibercrime, as seguradoras têm reforçado os seus seguros contra o cibercrime com pacotes de serviços ajudam as empresas a prevenir proactivamente um incidente cibernético. Acesso a informação de exposição de dados na Darknet, informação atualizada de cibersegurança, planos personalizados de resposta a incidentes, avaliação de riscos e de vulnerabilidades da infraestrutura e acesso a uma linha de apoio 24/7 são algumas das ferramentas que se podem encontrar nestes pacotes de prevenção.
Há ainda soluções que dão acesso a descontos num conjunto de serviços que ajudam a reforçar a cibersegurança das empresas, fruto de diversas parcerias estabelecidas com especialistas em segurança cibernética.
Proteção em caso de incidente
Se mesmo apesar de todos os esforços a sua empresa for alvo de ciberataque, os seguros contra o cibercrime cobrem as consequências financeiras de perda ou apropriação indevida de dados de clientes ou funcionários. Cobertos estão ainda eventuais custos com investigação e multas por parte de uma entidade reguladora de proteção de dados, após violação de segurança de dados, bem como os custos de recuperação, nova recolha e recriação dos dados perdidos ou violados.
Outras vantagens das soluções de proteção são o acesso a equipas de gestão de crise e resposta a incidentes cibernéticos, mitigando o impacto de eventuais acidentes na reputação da sua empresa, e a disponibilização de formação em falhas de segurança para a sua equipa.
Não deixe que a sua empresa seja um alvo fácil para os cibercriminosos! Contacte-nos e fique a conhecer qual o seguro contra o cibercrime que melhor se ajusta às características e necessidades da sua organização.